segunda-feira, 24 de setembro de 2007

A mao inglesa!

Aqui na Australia, assim como na inglaterra (ahaa por isso chama mao inglesa!), japao e mais alguns lugares, que minha falta de cultura nao permite listar, as pessoas dirigem no lado "errado" da rua. Realmente eh muito estranho. Eh obvio que eu olho pro lado errado primeiro, antes de atravessar a rua. Mas nao tem perigo porque um garoto previnido como eu olha pros dois lados antes de atravessar!!! =)
Ateh voce se acostumar eh muito estranho (espero acostumar um dia). Eu me peguei algumas vezes pensando: "Nossa o bebe ta dirigindo!!" ou "Oh um carro sem motorista". Dura fracao de segundos. Dai voce lembra que a mao eh trocada. Com o tempo voce acaba acostumando a ver as pessoas na direcao do lado direito do carro. Eu achei que ia estranhar mais quando fosse passageiro num carro desses. Mas nem foi tao assim. Soh da medo quando voce vai fazer uma curva numa rua de mao dupla e vem um carro na outra direcao. Voce as vezes nao consegue ver, por causa da curva, em que pista ele esta. Voce sabe qual pista voce esta e no automatico voce pensa que ele esta na sua pista!! Mas como nao sou eu quem esta dirigindo nao tem problema!! =)
Segundo minha estatistica pessoala, acho que 80% dos carros aqui sao automaticos. E mesmo com um bom sistema de onibus, metro e "ferry" (nao sei como seria em portugues), eles andam muito de carro. O preco da gasosa eh quase o mesmo que no brasil e eh voce que abastece seu carro assim como se ve nos filmes americanos. Nao existe frentista. Voce para seu carro do lado de um bomba, e enche o tanque. Ainda nao vi o precesso completo, pois nunca fui com ninguem abaster. Mas eh bem self-service. Um posto la no caicara tentou fazer isso uma vez e deixou uma pessoa pra ajudar quem tinha duvida do processo. Acabou que essa pessoa que serviria apenas para orientar, virou o frentista. Dai voltaram ao jeito antigo. Aqui (e sei que muitos outros paises eh assim) funciona. Vai saber porque nao pegou no Brasil.

O onibus tem seus pontos "pitorescos". Pra comecar nao tem trocador. O motorista faz as 2 funcoes. E se tiver muita gente pra ele cobrar, a viagem vai demorar mais mesmo. Mas muita gente usa o cartao parecido com o que tem ai em BH. Mas com algumas diferentes. Aqui voce paga pelo tanto que voce anda. Entao vc passa o cartao quando entra no onibus e novamente quando desce. E assim eh calculado o quanto voce paga. Proporcinal ao que voce andou. Sendo que voce pode subir no onibus e se descer em menos de 15 minutos a viagem eh de gratis. Se voce pegar outro onibus, trem ou ferry em menos de 2 horas do ultimo. Tb eh de graca. Ah mas se voce nao tem o cartao, nao tem problema. Voce paga X pelo trecho que vai andar (vc diz pra onde vai e o motorista de diz quanto eh). Dai imprime uma especie de comprovante e com esse comprovante vc tb tem direito as 2 horas de acesso a outros onibus ou trens.
Mas se sua mente pensa em burlar o sistema, pense novamente. Voce pode ateh conseguir, MAS se for pego. MULTA!! Eh!! Sei de um cara aqui que tomou um multa de $50 pq usou um ticket que nao tinha mais validade!! Ainda nao tenho certeza mas simplesmente nao pagar a multa nao eh uma boa ideia. Alias, espero nem saber o que eh receber uma multa certo? :)

Os horarios dos onibus nem se fala e tem muitos pontos ao longo do treco. Ateh parece que o povo eh muito preguicoso pra andar alguns metros a mais. A impressao que eu tenho eh que poderia cortar pela metade o numero de pontos. De qualquer forma em TODOS os pontos, voce tem o horario que o seu onibus vai passar! Eu posso pegar o onibus de manha as 7:46 ou 8:02. As vezes o cara demora uns 2 minutos a mais, as vezes passa uns 2 minutos a menos. Mas se voce chegar 5 minutos antes no ponto. Nunca perde o onibus. Eu ja estou mal acostumado. Quando demorar 2 minutos ja fico puto! :P
Vou comentar sobre escola e outras coisas em posts futuros. Agora que acabou a viagem. Vai ser tudo meio fora de ordem mesmo.
Agora o metro eh sem nocao. Alem de ter os mesmos horarios pontuais que o onibus ele NUNCA atrasa! O onibus tem os problemas de trafico, mas o trem, demora exatos 30 min de uma cidade a outra aqui. Eu disse 30 min. Nao eh 29 nem 31. 30!! Talvez o metro por ai seja mais ou menos parecido, mas como eu nao usava o metro dai, nao posso dizer muito. Mas aqui eh bom! O ferry eu quase nao uso. Mas eh tudo no mesmo esquema.

ps1: Sem querer parecer presuncoso, todo mundo parou de ler o blog, ou apenas nao comentam mesmo? :)
ps2: Leandro, se quiser eu invento um final mais emocionante e posto mais pra frente.

11 comentários:

Anônimo disse...

Feeling, Firmeza? Aqui, Galo a parte, tá tudo bem. Não estou comentando por preguiça, mas leio religiosamente. Tipo assim, eu vou à missa mas não comungo, understood? Não se preocupe, pois seu blog continua interessante e divertido, ok??? FUI.

Anônimo disse...

Oláá! Bom eu li o ultimo post no dia em que o leandro comentou e como eu tinha a mesma opiniao que ele, te poupei de ler a mesma coisa duas vezes! E ia achar legal tambem uma nova versão, tenho umas sugestões mas prefiro esperar pra ver se a sua será mais tosca que a minha. Talvez um campeonato podia rolar! :P Como você pode ver ando bem sem serviço, mas só hj! :D bjo pro cê.

Anônimo disse...

PS: Tive dificuldades pra comentar agora :( Talvez outras pessoas tambem podem ter tido.

GORDICES disse...

Mesmo sabendo q ai nao tem aborigenes pegando em bilaus, sua vaiagem continua interessante e leio sempre q posso. ( nao apele)
Tenho uma pergunta: o que se come ai?
Bjos...

Rafa disse...

E ai, Campona! Agora eu tô vindo trabalhar de metrô. Estou estressando menos, tenho tempo para ler e ainda economizo dinheiro. No site do metrô daqui eles não tem uma tabela de horários, eles apenas informam a frequencia esperada que os trens passam, que é de 4 minutos e 7,5 minutos nos horários de pico e 12 minutos nos demais horários, nos dias úteis. Hoje eu caí exatamente neste intervalo de 7,5: vi um trem saindo às 8h34m30s da plataforma e peguei o de 8h52m00. E ele gasta entre 30m e 35m da minha casa até o Minas Shopping. Inclua aí 10m de caminhada casa-estação e mais 20m estação-escritório, e gasto em torno de 1h, 1h10 em cada viagem. Entretanto, de tempo gasto mesmo, só a caminhada, porque o tempo no trem eu leio, coisa que eu não fazia.

Unknown disse...

e as Australianas? loiras e morenas de pele dourada e olhos azuis?
ou branquelas enormes com furúnculo na bunda?

Anônimo disse...

Nas ruas da Austrália, não há mão nem contramão. Lanterna de papel é "lampião". Suicídio lá, se chama arakiri! Aquilo é um verdadeiro abacaxi... quando lá é meia-noite, aqui é meio dia. O quimono lá é uso, aqui é fantasia. Porque na terra do riscado: tudo, tudo, tudo é asavessado!Bjo, vovó Jeanne.

Anônimo disse...

minino, isso daqui vai dar um livro!
to adorando seus posts!
Bom saber de vc !!
beijao

Anônimo disse...

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM736325-7823-PARA+QUEM+PROCURA+TRANQUILIDADE,00.html

Olha a mula de zé turiba!!!!
hahahahahaha!!!

Unknown disse...

Eduardo, não deixe de contar suas histórias não. Com certeza muitas pessoas estão lendo seu blog, pode ser que não tem muito tempo para responder. mas não deixe de escrever, assim dá pr matarmos um pouco a saudade de vc.

bjim

Anônimo disse...

Ah... eu realmente fiquei muito angustiada com a pausa na quinta parte da sua viagem! Então esperei você postar um monte de coisas pra comerçar a ler denovo! ;oP


"Nossa o bebe ta dirigindo!!"
"Oh um carro sem motorista"

Assim você me mata de tanto rir!

[ ]s