quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Tah calor!

O verão chegou por aqui de verdade! Por mais quente que faça em BH, 40C, até onde eu sei, é raro. Mas por aqui parece que essa temperatura é algo comum. Não exatamente onde estou, mas no país. Todo dia algum lugar na Austrália atinge essa temperatura. É claro que o fato de grande parte do território ser um deserto ajuda! :)
Nos últimos 2 dias tive que enfrentar 41 e 44! Terrível! Assim como as casas no Brasil, as casas aqui não estão preparadas pro frio nem pro calor. O que faz com que você sinta bastante frio quando faz frio, e se sinta em um forno quando faz essas mega temperaturas. Pelo menos as previsões pros próximos dias são de máximo 36! :P
Muita gente pode pensar que é uma boa oportunidade pra ir a praia. Tirando o fato que eu não sou um grande fan de praia eu fico com pé atrás com esse sol! O sol por aqui realmente queima e não é brincadeira. E ir a praia com 32-36 é uma coisa. Mas qualquer coisa próximo de 40 é insuportável e desconfortável! E no final das contas, antes branquelo do que com queimadura de primeiro grau!
Eu continuo branco! Talvez um pouco mais queimado do que estava quando sai do Brasil, mas nada comparado com alguém que está a poucos minutos da praia. Quando você está de férias e você passa 1 semana na praia você vai todo dia pegar sol, afinal você só tem uma semana e você foi lá pra isso. Eu não viajei essa distância toda pelas praias. Obviamente conhecer as praias faz parte do plano (e estou fazendo satisfatoriamente pra mim), mas sinceramente, eu moro no Brasil, ir a praia pra mim é algo não muito problemática em qualquer época do ano!

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Merry Xmas!

Feliz Natal e ano novo pra todo mundo! Por estar no futuro, o natal chega primeiro aqui. O que isso significa? Absolutamente nada! :)
Em termos de clima, o natal por aqui não é muito diferente do natal Brasileiro, afinal por aqui o natal também se passa no verão. Os suiços não se cansam de falar como não parece natal. Agora, na Suiça, a temperatura é algo em torno de -4C e por aqui a média deve ser uns +28. É claro que há dias que chega aos 36. Por isso muitas suiças aproveitam pra tirar fotos de biquini com chapéu de Papai Noel e fazer inveja nos amigos e familiares que estão enfrentando clima mais "fresco". :)
Eu achei que o natal por aqui seria mais "enfeitado". Sei lá, as casas não são tão enfeitadas. Mesmo assim tem competição de casa mais colorida e posso dizer que as 3 finalistas são bem iluminadas. Não tenho nem idéia de onde elas ficam, sei que são iluminadas pois vi na tv! O prêmio: $1000. Grande coisa! Aposto que se for olhar o trabalho, o tanto de lâmpadas e coisas que fazem barulho e se movem, sem falar da energia elétrica pra fazer tudo funcionar, aposto que gastaram bem mais de $1000! No final o prêmio deve ser uma consolação pra pagar um pouco dos gastos! :)
Como em qualquer bom país capitalista, aqui as pessoas vão em massa as compras. Só não sei como eles fazem pra comprar tudo que querem com as lojas fechando as 5 da tarde! Eu ouvi alguém dizer, que pra facilitar as comprar natalinas, as lojas vão estender o horário nesses ultimos dias até... tchannnannmmm...... 7 da noite!! Da pra acreditar?!? Imagina se no Brasil agente tivesse até as 5h pra fazer as compras nos shoppings?? Já é um inferno quando ficam aberto até meia-noite. E mesmo assim a economia aqui está aquecida. É esperado um gasto de 800 milhões de dólares só hoje (24/12) em compras de Natal. .. imagina se tivessem mais tempo pra comprar?!
Outra coisa interessante é o quanto levam a sério esse negócio de Papai Noel! Praticamente todos os Telejornais que vi, falam da jornada do Papai Noel. Quanto ele precisa pra cobrir todo o mundo (30 horas com os fuso horários). O que as crianças devem deixar perto do local onde os presentes vão ficar (cenoura para as renas e biscoito e leite para o velhinho). Todos tem um enviado no "Polo Norte" para reportar que está tudo pronto para a partida. Acho que isso não parece tão cruel quando é feito num país onde, apesar de ter seus problemas, possui oportunidade pra que "todo mundo" possa fazer com que Papai Noel apareça pros pequerruchos.

Well, Merry HO HO HO!! =)

ps: Estou postando um pouco mais tarde do que eu tinha planejado, então ao invés de Feliz Natal adiantado, acabou sendo atrasado!!