sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Vida na Australia! II (Pessoas e linguas)

As pessoas sao diferentes, uai!! Sao australianas! :P
Ok! Loiras do olho claro! Nu... mais tem! Alias eh o que mais tem! Ja ta ficando sem graca! Todo mundo eh loiro e tem olho claro! Eh a imagem que eu tenho do norte da Europa! Na verdade a disputa eh forte entre orientais e olhos claros! Ainda nao cheguei a uma conclusao de quem vence a disputa! Mas tem muito oriental. Japao, China e Koreia sao os grandes representantes. Acho que tem muito porque eles vem pra estudar durante muito tempo. E eles ficam muito tempo porque ingles pra eles eh muito dificil. Nao tive um contato mais proximo pra saber como sao no entendimento ao ler ou ao escrever. Mas pra falar... Eh complexo!! Na lingua deles nao tem muitos sons usados na lingua inglesa e por isso eles tem que aprender muito sons novos que eles nunca usaram. Isso gera um sotaque quase impossivel de entender quando estao no inicio. Eu sou incapaz de saber a diferenca entre japones, koreano ou chines. O Taiwanes, que esta comigo na mesma casa e tambem tem muita dificuldade com a nova lingua, eh quem me informa quem eh quem. Ele me dissse que soh pela cara nao tem como saber. Ele sabe se ouvir conversando. Bom, se o oriental nao sabe a diferenciar os olhos puxados pela cara, porque eu vou me preocupar em saber ne? Eh tudo japa!! =)
Na minha escola tem 3 grandes grupos. Suicos, Orientais, Franceses e Brasileiros. Nao sao mmmmuitos alunos pois aqui eh soh uma unidade da Phoenix Academy. Na unidade central tem muito mais alunos. Os franceses nao sao fraceses da franca! Eles vem de uma ilha chamada "Reunion Island". Se voce fala que eles nao sao franceses eles ficam putos. Pois eh um territorio frances. Eles tem o mesmo direito que os franceses da franca, passaporte da uniao europeia, euro como moeda. Eh como se fosse uma colonia. Entao voce acaba ouvindo muito frances. E agora com a chegada de um monte de suico voce ouvi muito alemao. Alemao-Suico.
Ja que estou tendo contato com muitao lingua diferente eu estou pedindo pra todos me ensinarem a falar "Essa eh a unica coisa que eu sei dizer em (lingua tal)". Ja sem em Frances e estou na metade do Alemao. A proxima eh japones. Quem sabe eu consigo ateh o final chines e koreano?

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Vida na Australia! I

Se ja clicou no link do lado direito voce ja deve ter visto no Mapa onde fica Perth. Na verdade eu nao estou em Perth. Aqui tem MUITA cidadezinha pequena. Eh como se fosse uma Regiao Metropolitana de Perth. Ai no Brasil, uma cidade vira cidade, quando ela eh grande suficiente para se sustentar, certo? Claro que estou dizendo isso do alto da minha ignorancia no assunto. Mas aqui sao bem pequenas mesmo. Voce passa por umas 3 ou 4 cidades indo de Perth a Fremantle (cidade onde esta a escola que faco o curso). A cidade que fica a minha casa eh em Mellville que fica a 15 min de Fremantle (de bus) e uns 40 de Perth (de bus). East Perth, South Perth, Palmyra, sao alguma das cidades que voce passa pra ir de um lugar a outro. No final das contas eh quase tudo Perth. Nas pequenas cidades pelo que vi ateh agora acabam sendo apenas residenciais. Praticamente soh casa! Voce soh ve apartamento em Perth, nos outros lugares soh casa mesmo. E se ve muito "condominio" nao sei se pode-se chamar assim. Parece que ao inves de fazer apartamentos, um emcima do outro, eles puseram um do lado do outro. Mas nao tem muro, nem cerca ou nada do tipo. Os carros, quando nao se tem garagem, ficam na rua. E mesmo as que tem garagem, nao tem portao. Eh muito estranho voce andar pela rua e ver que qualquer um tem acesso a casa dos outros. Alguem que mora aqui, se chega no Brasil deve estranhar bastante, com tantas cercas eletricas, muros altos. Sabe aquelas imagens de filme de suburbio americano. Aqui eh muito parecido.
Um professor disse que esse negocio de muita casa deve mudar em alguns anos pois ao sair de casa os jovens nao tem dinheiro para comprar uma casa, pois sao muito caras, e procuram por Flats! Quando digo caras, quero dizer muito caras! O preco das casas em Fremantle comecam em 500 mil dolares! Tirando isso nao acho que o custo de vida seja muito alto. Relativamente normal. Se quiser ganhar salario de Brasil e morar aqui vai sofrer um bocado. Mas aqui voce consegue trabalho bem facil e se nao ligar para viver modestamente, nao precisa esquentar a cabeca!

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

A mao inglesa!

Aqui na Australia, assim como na inglaterra (ahaa por isso chama mao inglesa!), japao e mais alguns lugares, que minha falta de cultura nao permite listar, as pessoas dirigem no lado "errado" da rua. Realmente eh muito estranho. Eh obvio que eu olho pro lado errado primeiro, antes de atravessar a rua. Mas nao tem perigo porque um garoto previnido como eu olha pros dois lados antes de atravessar!!! =)
Ateh voce se acostumar eh muito estranho (espero acostumar um dia). Eu me peguei algumas vezes pensando: "Nossa o bebe ta dirigindo!!" ou "Oh um carro sem motorista". Dura fracao de segundos. Dai voce lembra que a mao eh trocada. Com o tempo voce acaba acostumando a ver as pessoas na direcao do lado direito do carro. Eu achei que ia estranhar mais quando fosse passageiro num carro desses. Mas nem foi tao assim. Soh da medo quando voce vai fazer uma curva numa rua de mao dupla e vem um carro na outra direcao. Voce as vezes nao consegue ver, por causa da curva, em que pista ele esta. Voce sabe qual pista voce esta e no automatico voce pensa que ele esta na sua pista!! Mas como nao sou eu quem esta dirigindo nao tem problema!! =)
Segundo minha estatistica pessoala, acho que 80% dos carros aqui sao automaticos. E mesmo com um bom sistema de onibus, metro e "ferry" (nao sei como seria em portugues), eles andam muito de carro. O preco da gasosa eh quase o mesmo que no brasil e eh voce que abastece seu carro assim como se ve nos filmes americanos. Nao existe frentista. Voce para seu carro do lado de um bomba, e enche o tanque. Ainda nao vi o precesso completo, pois nunca fui com ninguem abaster. Mas eh bem self-service. Um posto la no caicara tentou fazer isso uma vez e deixou uma pessoa pra ajudar quem tinha duvida do processo. Acabou que essa pessoa que serviria apenas para orientar, virou o frentista. Dai voltaram ao jeito antigo. Aqui (e sei que muitos outros paises eh assim) funciona. Vai saber porque nao pegou no Brasil.

O onibus tem seus pontos "pitorescos". Pra comecar nao tem trocador. O motorista faz as 2 funcoes. E se tiver muita gente pra ele cobrar, a viagem vai demorar mais mesmo. Mas muita gente usa o cartao parecido com o que tem ai em BH. Mas com algumas diferentes. Aqui voce paga pelo tanto que voce anda. Entao vc passa o cartao quando entra no onibus e novamente quando desce. E assim eh calculado o quanto voce paga. Proporcinal ao que voce andou. Sendo que voce pode subir no onibus e se descer em menos de 15 minutos a viagem eh de gratis. Se voce pegar outro onibus, trem ou ferry em menos de 2 horas do ultimo. Tb eh de graca. Ah mas se voce nao tem o cartao, nao tem problema. Voce paga X pelo trecho que vai andar (vc diz pra onde vai e o motorista de diz quanto eh). Dai imprime uma especie de comprovante e com esse comprovante vc tb tem direito as 2 horas de acesso a outros onibus ou trens.
Mas se sua mente pensa em burlar o sistema, pense novamente. Voce pode ateh conseguir, MAS se for pego. MULTA!! Eh!! Sei de um cara aqui que tomou um multa de $50 pq usou um ticket que nao tinha mais validade!! Ainda nao tenho certeza mas simplesmente nao pagar a multa nao eh uma boa ideia. Alias, espero nem saber o que eh receber uma multa certo? :)

Os horarios dos onibus nem se fala e tem muitos pontos ao longo do treco. Ateh parece que o povo eh muito preguicoso pra andar alguns metros a mais. A impressao que eu tenho eh que poderia cortar pela metade o numero de pontos. De qualquer forma em TODOS os pontos, voce tem o horario que o seu onibus vai passar! Eu posso pegar o onibus de manha as 7:46 ou 8:02. As vezes o cara demora uns 2 minutos a mais, as vezes passa uns 2 minutos a menos. Mas se voce chegar 5 minutos antes no ponto. Nunca perde o onibus. Eu ja estou mal acostumado. Quando demorar 2 minutos ja fico puto! :P
Vou comentar sobre escola e outras coisas em posts futuros. Agora que acabou a viagem. Vai ser tudo meio fora de ordem mesmo.
Agora o metro eh sem nocao. Alem de ter os mesmos horarios pontuais que o onibus ele NUNCA atrasa! O onibus tem os problemas de trafico, mas o trem, demora exatos 30 min de uma cidade a outra aqui. Eu disse 30 min. Nao eh 29 nem 31. 30!! Talvez o metro por ai seja mais ou menos parecido, mas como eu nao usava o metro dai, nao posso dizer muito. Mas aqui eh bom! O ferry eu quase nao uso. Mas eh tudo no mesmo esquema.

ps1: Sem querer parecer presuncoso, todo mundo parou de ler o blog, ou apenas nao comentam mesmo? :)
ps2: Leandro, se quiser eu invento um final mais emocionante e posto mais pra frente.