sábado, 15 de setembro de 2007

Viagem parte 5

Leia a parte 4 antes.

Televisao individual, uma selecao razoavel de filmes pra ver e de musica para ouvir dava ateh um animo a mais pra encarar a distancia. O aviao pra viajar mega distancias eh mais aparelhado. Eu ainda tinha um livro pra terminar e o capitao avisa que temos modestas 12 horas e 40 minutos de voos ateh Oakland, Nova Zelandia. Saimos de Santiago as 22:30 mais ou menos.
Uma coisa que esqueci de citar: Ao pousar em santiago nao deu pra ver nada da cordilheira. Bem que poderiam deixar iluminado! :P Na decolagem tambem nao deu pra ver.
Bom vamos nos! 12 horas. O voo comecou e eu comecei a brincar com as opcoes que eram ateh legais: Shrek 3, 13 homems e mais um segredo (nao lembro direito o nome), O amor em jogo. Dava ateh pra jogar alguns jogos tipo xadrez ou tetris.

Comecei a ver shrek e a sentir sono. Com tantos fusos eu ja nem sabia qts horas ja estava viajando. Consegui dormir umas 6 horas. Acordei e ainda estava de noite. O engracado de se viajar em direcao ao oeste eh que mesmo depois de 12 horas ainda era noite! Chega uma hora que voce nao quer ver filme. Nao quer ler. Nao que jogar. Nao quer ficar em pe. Nao quer ficar sentado. Os sacrificios que agente tem que fazer...
Lembre-se desse meu relato quando cogitarem a possibilidade de vir pra ca.
Um cara que estava sentado atras de mim perguntou de onde eu era. Ele era paulista. E estava encarregado pela manada niponica. Eu falei que era mineiro e ele comecou a falar de como o sul de minas eh desenvolvido e tal. Andei, sentei, vi uns filmes. Comi. Levantei dinovo. Banheiro. Outro filme... Ainda falta umas 4 horas pra chegar!! Ow, que lugar longe!!!!! Mas vamo que vamo.
Descobri que o paulista, encarregado da manada niponica e que falou maravilhas do sul mineiro, ia levar os olhinhos puxados para nova zelandia. Nao sei pq mas ele sempre ria ao me lembrar que eu nao veria coisas como: Pao de queijo, feijao ou mesmo o tropeiro, pururuca, e todos os pratos brasileiros e em especial os mineiros. Como se o sofrimento da viagem nao fosse suficiente.
Que interessante: Um paulista, levando descentes niponicos para a nova zelandia. Uma mistura bem grande de paises e eu nem tinha saido do aviao!
As 4 horas da manha hora local, aterrizamos em Oakland.
Custa mas chega!

Novamente o paulista ficou "feliz" em me lembrar das ainda quase 8 horas eu teria pela frente ateh meu pouso final.

Eh impressionante o tanto que sao preocupados esses Neo-Zelandeses com a questao de seguranca de fronteira. Mesmo quem nao ia desembarcar, tinha que descer do aviao e passar por detectores de metal, e toda aquela coisa.
Nem vou pisar no solo neo-zelandes, qual a preocupacao??? Mas se tem que ir ne? Pelo menos agente caminha um pouco! :-)
La vai todo mundo desembarcar. Bom, eu achei que o ultimo brasileiro que tinha visto, tinha descido com sua manda niponica. Mas eis que na hora de entrar novamente no aviao, eu vejo alguem conversando em portugues!! Nao tem jeito. Tem pra tudo que eh lado mesmo. Acho que se eu fosse pro polo norte eu acabaria trombando com alguns brasileiros. Eu percebi que eles nao soh estavam indo pra Australia, mas pra Perth!! Ok. Entra no aviao novamente. Mais algumas horas de voo e estarei em Sydney!!! Ainda tenho uma conexao pra pergar...

continua...

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Viagem parte 4

Voce deveria ler a parte 3 antes...

Estava embarcando para Santiago. A viagem estava apenas comecando. Achei meu lugar, do lado da senhora brasileira que casou-se com um chileno...
Bom, quando eu estava achando meu lugar, eu olhei em volta e achei o rosto de um passageiro bem familiar... Oh! Era o Serginho, libero da selecao de voley! Olhei em volta, Rodrigao, Andre, Bernadinho... Uai!! A selecao toda tava no aviao!! Eles estavam espalhados pelo aviao! Giba la na frente. Eles ja estavam no aviao quando eu entrei, entao imagino que estavam vindo de algum lugar que nao deu pra perguntar... Eu pensei: "Nao sou do tipo tiete, mas seria legal tirar umas fotos. E ja que no aviao ninguem parecia mostrar muito interesse pelos jogadores, seria bem tranquilo tirar fotos com eles." Ledo engano. Eu nao quis tentar algo ja no inicio antes do aviao sair pq ta todo mundo se movimentando, e como o voo ia durar quase 5 horas, eu achei que teria tempo mais que suficiente. Mas acabou que o tempo foi passando, e quando eu pensei em tirar uma foto, um deles me disse: "Deixa pra quando agente desembarcar, vai ficar mais facil pra tirar a fotos." Eu achei razoavel o pensamento e quem sabe que conseguiria uma foto com varios ao mesmo tempo o que seria bem mais legal. Mas dai quando eu desembarquei em santiago eles foram para a sala de desembarque e eu como estava em conexao fui pra sala de (re)embarque! :(
Sobrei! Soh vi todos descendo a escada e a seta de "Conexao" mandando eu seguir em frente! Ah mas ok! Se ainda fosse a selecao feminina!! :P

Durante o voo, quando eu disse para a Brasileira que casou-se com chileno e vinha constantemente ao brasil buscar lenha (senao entendeu essa piada, assista chapolin) que eu estava indo pra Australia, ela me contou que o marido dela ja tinha feito a viagem e que demoraria 18 (!!!!!) horas!! E eu tava na cabeca que seria algo em torno de 10 horas. Ai sim eu vi o tanto que ia demorar pra chegar. Bom o desembarque foi normal, la fui eu esperar mais algumas horas para embarcar.

Nesse momento da viagem o portugues, que eu ouvia, tinha ficado todo pra tras. Soh ouvia mesmo muito espanhol. Nessas horas que da pra ver que portugues nao eh tao parecido assim com espanhol. Nao entendia nadica do que falavam. Mas tambem eu soh tinha que mostrar a passagem e procurar um lugar pra sentar enquanto o aviao nao saia. Comecei a ver tambem algumas caras que julguei serem australianas.

Embarquei em direcao do que eu pensei que seria Sydney. Era mais facil pra mim entender o que diziam em ingles do que em espanhol. No final acabava entendendo metade de um metade de outro. O ingles das aeromocas assim como do capitao eh tao ruim quanto os daqui do Brasil. Eles falam rapido demais. Deve ser um saco mesmo ter que falar a mesma coisa tantas vezes... mas que dureza! Ainda bem que se voce ja viajou uma vez de aviao acaba tendo nocao do que estao falando. O mais engracado pra mim eh que a manada niponica continuava junto comigo no voo... pra onde ta indo tanto japa?

continua...

ps1: Jose, sou mais fan de Metallica. Por isso nao sei se eu animaria de pagar pra um show do Iron Maiden. Eu gosto. Mas nao sei se animaria ir no show!

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Viagem parte 3

Voce deveria ler a parte 2 antes.

Estava eu na fila com uma "manada" de japoneses, que na verdade pareciam ser no maximo descendentes, prontos para embarcar no mesmo voo que eu... Deixa eu voltar um pouco a historia...

Eu comentei que precisava trocar os reais que tinha no bolso por dolares australianos. E nao queria trocar por dolar americano e depois para o australiano pois nessas conversoes agente perde dinheiro. Eu tinha tentando alguns lugares no aeroporto mas nao tinham dolar australiano. E depois que eu fosse pra sala de embarque vip, eu sabia que soh sairia de la para embarcar, nao teria tempo. 135 "legais" eh dinheiro que nao da pra viajar no bolso e correr o risco de ficar com esse dinheiro na australia. Eu sabia tambem que depois de SP dificilmente acharia um outro lugar para trocar o dinheiro. Talvez em Santiago...
O que eu fiz? Comprei um livro do Harry Potter em ingles, claro! 99 legais. O troco eu trouxe pra quem sabe trocar como suvenir com alguem. Assim quando eu terminasse o quinto livro durante a viagem eu poderia ja ir praticando o ingles com a leitura do sexto, ja em ingles.

Bom eu ja nao precisava mais preocupar em trocar o dinheiro e ja tinha a leitura pra minha longa viagem que estava por vir. Entrei na fila de embarque os japas que falavam portugues, olhando pras televisoes que transmitiam o jogo (5x0, nunca eh demais lembrar!) e fui pro aviao sem ver ao menos 1 gol.

A viagem ateh Santiago foi bem tranquila. Sao quase 5 horas de voo. Eu tive a sorte de sentar do lado de uma senhora que mora no Chile mas eh brasileira. Entao ela foi me contando algumas diferencas do chile, comidas, as viagens que ela tem que fazer para o Brasil. A "muamba" que ela tem que levar de volta pro Chile. Ela diz que no Chile nao tem cafe bom como no Brasil. Soh de cafe ela estava levando 10kg. Polvilho azedo pra fazer pao de queijo.
Voce sabia que pao de queijo eh uma das poucas receitas brasileiras que nao se pode fazer em outros paises, porque nao se acha povilho azedo fora do brasil?
Ela disse que eh possivel fazer com povilho de batata, mas nao fica tao bom. Guarana, chocolote, sao alguma das coisas que ela levou com ela. Excesso de bagagem?? Teve que pagar um bocado!! Tinha tambem esses 2 caras sentados nas poltronas de tras, tambem brasileiros. Foi legal. Um era aficcionado com fotografia e me deu mais umas dicas de como deixar muitas fotos nao tao ruins. Ele eh daqueles que gasta muita grana em lentes e etc, mas nao ganha 1 centavo com isso. O interessante mesmo desse voo foi que quando eu entrei, a cara de alguns passageiros pareciam, como posso dizer... conhecidas. Oh!! E eram...

Continua...

ps1: Nao se preocupem, teram partes suficientes para toda a viagem.
ps2: Nao da pra postar 1 todo dia, as vezes eu vou conseguir isso. Mas eh ateh bom que da tempo se por acaso alguem ficar um dia sem acessar. (eheheh Falando assim ateh parece que tenho milhares de acesso ne?)

A viagem parte 2

Antes de ler a parte 2 seria legal se lesse a parte 1 primeiro

No episodio anterior... eheheh

Eu estava fazendo o check-in quando Rodrigo ainda no celular me fala... "Cara, tenho uma noticia, mas ainda nao eh certo. Voce vai gostar muito". Claro que assim como voce que estah lendo esse post, eu fiquei curioso. Afinal tinha acabado de conhecer esse cara. Que coisa tao legal ele poderia ter pra me dizer?
Ele me contou que como viaja muito e pra muito longe (Japao, Alemanha, Suica, etc) ele acaba acumulando muitas milhas. Centenas de milhares. E pra quem nao sabe (seus pobres) quem tem mmmmuitas milhas tem direito a esperar o voo na sala vip. Ateh ai nada de mais. Bom pra ele, certo? O que eu tenho a ver com isso? Bom ele me conta que acha ser possivel levar um acompanhante!!! Tchannnannn!! Eu!! =D
Eu como um pobre viajante de classe economica, nem imaginava que existia esse tipo de lugar. Bom demais. Fomos nos tentar a possibilidade. Ele chegou, mostrou seu super cartao de smiles, com milhares de milhas "submarinas", e disse que eu estava com ele. A moca da recepcao falou "ok". E la fui eu. Aqui vai uma descricao "marromeno" de como eh o lugar (mais uma vez, pobres!! ehehe).

O lugar lembra uma recepcao muito chique de um hotel. Com cadeiras de couro, televisao, revista, buffe, jornal... Mas o mais interessante eh: TUDO FREEE!!!! Sim, senhoras e senhoras. DiGratis!! 0800!! Boca Livre!!! Frutas, cafe, chocolate quente, vinho, champanhe (nessas horas eu fico meio triste de nao beber), cerveja, pao de quejo, tudo de gratis!!! E pode comer o tanto que quiser. E vendo uma televisaozinho na boa, batendo um papo.
Eu queria ser pobre por um dia! Porque ser todo dia eh osso!! :P

E eu achando que minhas 6 horas no aeroporto seriam numa cadeira desconfortavel... Mal sabia eu!! Ele ainda vibrou pois o jogo Cruzeiro x Palmeiras foi televisonado para SP. E como o voo dele ia sair as 20, ele poderia ver o jogo tranquilamente.
Ia ser demais se eu tivesse ficado pra ver o jogo! 5x0. Ai tambem era abusar demais da sorte!! ehehehe
Eu ja sabia que nao daria para ver pois tinha que ir pra sala de embarque as 15:45 e o jogo era as 16. Dai pra frente foi soh conversar mesmo, encher o "pandu" de coisas boas. Nada mal para quem ainda ia enfrentar horas num aviao!
As quase 6 horas passaram razoavelmente rapido. E la fui pra sala de embarque.
Bom ateh entao eu pensava que meu voo entre Santiago e Sydney duraria umas 10 no maximo. Rodrigo me contou que a viajem que ele fez Nova Iorque -> Japao, durou 18 horas. Sera?!?!? 18hrs?!?! Nuu que tanto. Bom, mas nao vou pro Japao! (Pensamento de quem quer retardar o sofrimento.) Bom tchau Rodrigo. E la fui eu pra sala de embarque!
O voo saia as 16:15. (Nisso nao tinha como reclamar, os voos foram bem pontuais). Deu pra ver uns 10 min de jogo. Mas nenhum gol. Logo na fila para embarcar eu vejo uma "manada" de japa. Eram quase todos da terceira idade e pelo visto nao falavam nada de japones. Imagenei que estavam indo visitar os parentes certo? Mais isso eu ainda estava para descobrir...

Continua...

ps: Queria fazer um agradecimento especial aqui ao Rodrigo que me mostrou esse lado da vida de gente chique que eu nao conhecia. Valeu mesmo cara!! Sem falar que o tempo na sala vip soh passou rapido pq conversar com gente bonissima como voce, faz o tempo voar!! Se por acaso algum dia voce ler esse blog (pelo menos eu dei o endereco): Valeu!! INFA!!!!!

ps2: voce curioso que quer saber o que eh "INFA". Eh um dos gritos de guerra de quem serve exercito e tem como arma a Infataria! Nos dois somos infantes.