segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Vida na Australia VII (Moeda)

A moeda aqui nas Australia eh o "Dolar Australiano". No momento vale uns 1.88 reais! Estou escrevendo esse post sobre a moeda porque tem algumas coisas que achei interessante.

Bom, a base do dolar assim como o real eh o centavo, mas a moeda de menor valor eh a de 5 centavos, nao existe 1 centavo. Ela eh menor e mais fina que a moeda de 1 centavo de real. A de menor valor eh a de 5 centavos e a de maior a de 2 dolares.
Moedas: 5, 10, 20, 50 centavos e 1, 2 dolares.

Aqui eles nao tem moeadas E notas de mesmo valor, sendo assim 5 dolares eh a nota com menor valor.
Notas: 5, 10, 20, 50, 100 dolares

As moedas sao bem diferentes e demora umas 2 semanas pra se acostumar. A moeda de 50 eh a maior, depois vem a de 20, 10, 1 dolar, 2 dolares e 5 centavos.


A imagem nao esta muito boa, mas da pra ter uma nocao.
Todas as moedas tem o rosto da Rainha da Inglaterra, pois ela eh considerada tambem rainha da Australia. O interessante eh que se vc pega uma moeda fabricada nos anos 70 voce a foto da rainha esta mais nova do que uma dos ultimos anos! Realmente eles tentam ser fieis a realidade!

As notas sao todas de plastico, assim como algumas notas de 10 reais ai no Brasil. O fato de nao ter nota de 1 e 2 dolares me fez, por varias vezes, ter 20-30 dolares em moedas. Alguem me da troco e eu jogo as moedas na bolsa, quando vou ver to "rico"! :)

Um comentário:

Anônimo disse...

Po tem tempo que eu to tentando comentar nessa joça, vão ver se da! Tambem tentei mandar mensagem no seu cell-fone e necas, acho que meu telemig celular não ultrapassa fronteiras! ;P Bom, to na maior correria aqui, fazendo cursinho ate 23h (20 dias pra federaaal!), quem sabe nao mando uma noticia boa prai daqui a pouco. :P Ainda nao li os posts mas vi as moedas, no proximo comentario deixo o numero da conta pra vc pagar o que me deve e mais os juros. Ah e ao contrario do que vc previu, ja se passaram mais de um mes e eu nao esqueci! :O Muito pelo contrario, a saudade eh bem grande. Beijaozao... :)