segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Eleicoes 2007

Tudo eh diferente! O que eu achei que seria pelo menos parecido eh bem diferente. Ok! Nem tudo... As falsas promessas, os jogos de terror "cuidado se fulano ganhar, estamos perdidos!!"; dizem que vao fazer, mas ninguem diz como; bla bla bla... Impressionante como o Primeiro Ministro tem o discurso parecido com o do barbudo. Vai ver foi por isso que torci contra ele. O engracado eh que apesar do discurso dele parecer com o do Lula, o partido dos "trabalhadores" eh que era oposicao. Agora,como no Brasil, virou situacao.
O voto eh no papel, o Primeiro Ministro(PM) eh quem escolhe o dia da eleicao e o vencedor eh escolhido pelo numero de cadeiras no parlamento. Do alto de minha magnifica ignorancia, nao entendi nem metade como funciona o sistema por aqui. Pra comecar o sistema eh monarquia (ou monarquia parlamentarista, se isso existir). No final todo mundo tem que pedir bencao para Tia Eliza II, alias, ta mais pra avoh! :-)
Em varios aspectos eleitoreiros a Australia esta na frente do Brasil. Alias, tirando o fato de ainda estarem na epoca do papel. Eh possivel que estejam na frente no resto todo. Nao digo sobre o sistema, pois aqui eh diferente, mas eleicoes em si sao menos traumaticas por aqui! Pelo menos foi o que eu percebi.
Pra comecar SOH os candidatos a Primeiro Ministro fazem campanha telvisiva! NAO, repetindo, NAO existe horario eleitoral! No maximo insercoes de 30 segundos durante a programacao normal. Ai agente tem que aguentar os 2. Eu nao ouvi falar de nenhum tipo de comicio, apenas os candidatos andando nas ruas, visitando hospitais e escolas... NAO EXISTE nem ao menos 1 propaganda que seja nas ruas, com foto dos candidatos. Pra terem uma ideia eu nao tenho a menor nocao de quem sao os candidatos pra senado, etc. O voto eh obrigatorio, mas voce pode votar de onde estiver. Ai agente justifica o voto, aqui eles votam "pelo correio".
Me contaram que na suica em pouco tempo ja vai ter o voto pela internet.

Outra coisa bem interessantes, se eu entendi direito, os ministros sao todos eleitos. Nao que alguem se candidate a ministro, vc se candidata pro parlamento e de la o PM escolhe pra ser ministro. Outra coisa eles sao bem menos chatos com "brincadeiras"... Durante a eleicao tem, e MUITO, piadas em programas de televisao com os candidatos. No dia da eleicao tinha uns 3 candidatos ao senado fazendo a cobertura da eleicao. Imagina o William Bonner cobrindo as eleicoes com um *candidato* ao senado de um lado represtando um grande partido, e um outro *candidato*.
Boca de Urna, Venda de bebica alcoolica tudo liberado. Por aqui a coisa eh bem diferente! :)

Um comentário:

Anônimo disse...

Du, a Inglaterra e a Espanha possuem o regime monarquia parlamentarista. Pelo menos não tem aquela história de um grupo que chega ao poder com tanta "sede" saquear os cofres públicos.Sabe aquele dito popular "quem nunca comeu melado se lambuza".O rei é educado e preparado para assumir o poder desde pequeno. A Inglaterra é monarquia parlamentarista desde a Revolução Inglesa. Bjos, Angela