quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Reveillon

Não tinha plano nenhum para o Reveillon, mas recebi um convite de útlima hora para um BallRoom. Imagina uma festa de formatura ou uma recepção de casamento, tira os formandos ou os noivos. Pronto é um Ballroom, a disposição das mesas, banda.. etc! Lá fui eu! Tirando o fato de que todo mundo só falava inglês não tinha diferença nenhuma dos que já vimos no Brasil. Contagem regressiva... Feliz Ano novo! É tudo igual! :)
O que me chamou atenção foi na hora de ir embora. Eu achei que ia ter que pegar um taxi pois os onibus param as 11:45. Mas nessa noite eles rodavam até as 4h. Quando eu cheguei no ponto encontrei um grupo de velhinhos. Era umas 2h (pois é fui dormir cedo!). Perguntaram de onde eu era etc e tal. Dai começaram a me contar a idade deles. 82, 94... As vovô tava enxutas viu? E a essa hora da manha na rua!! A dona de 94 disse que tinha passada na semana anterior no exame de direção que ela agora é obrigada a fazer todos os anos! Disse que adora dirigir! O mais engraçado, é que eles vão conversando e lembrando das coisas e claro as datas nada distantes... "Ah, eu morei 6 anos em Brisbane, sai de lá em 1927", "Eu visitei a Idonesia em 1938"...
Fui pra cama cedo no Reveillon, 3h da manha! No final a impressão que ficou foi que eles não dão muito valor pra Reveillon! Os fogos em Sidney são famosos, mas só fica nisso!

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Criacinhas Australianas

Uma coisa que tem me chamado atenção nos útlimos dias é a quantidade de propaganda alertando os pais para que prestem atenção aos filhos menores para diminuir o número de afogamentos dos pequenos nas piscinas de casa.
Parece ser algo crítico por aqui. Engraçado como alguns problemas refletem a boa situação de um país porque para se ter um problema desses, é necessário ter um número razoável de piscinas. A coisa é tão séria que tem curso pra ensinar os pequeninos a se virar em casos de emergência. Eles aprendem a flutuar até os pais perceberem que eles estão sumidos e chegarem na piscina. Os mais velhos 2-3 anos aprendem a nadar até a borda.
Assim como Leandro me disse, Austrália é um Brasil que deu certo. Ok! É o primeiro país que eu visito e por isso eu não sei como é um país europeu, por exemplo. Mas vejo algumas atitudes por aqui que parecem estar a frente do Brasil, mas não ainda tem espaço pra melhorar. Jogar lixo na rua por exemplo. Eles fazem isso por aqui. É bem menos que no Brasil, mas ainda falta algo pra deixar as ruas completamente limpas. A prefeitura fornece "latas de lixo" onde as pessoas poem o lixo para então deixarem na porta de casa pra que o caminhão do lixo recolha. No Brasil as pessoas amontoam o lixo na porta de casa, quando fazem isso. A grande diferença não é bem a "lata de lixo" (o que já seria uma senhora evolução), mas que existem 2 tipos de latas: uma pra lixos não recicláveis (resto de comida) e outras pra lixos recicláveis (papel, vidro).
Esse é um bom exemplo do porque eu imagino que a Austrália está no meio do caminho. O suiços ficam horroziados de como aqui só se separa lixo não reclicável dos recicláveis. Pra eles é muito normal separem papel, alumínio, vidro. Algo tão normal que eles nem param pra pensar do porque eles não fazem isso por aqui. Não fazem porque não faz parte da cultura. Assim como no Brasil.
Outro exemplo: chega a ser ofensivo quando você compra coisas no supermercado e não tem sua própria sacola pra carregar as coisas. Nas sacolas, não tem o logo do supermercado. Deve ser pra não machar o nome da loja por mostrar que estão contribuindo para que mais uma sacola de plastico vá parar no meio-ambiente. Eles vendem uma sacola, que você não joga fora e que você vai usar toda vez que voltar lá. Essa sim tem a propaganda do supermercado.
As casas não tem cercas ou muros, a caixa do correio fica num lugar onde qualquer pessoa poderia simplesmente pegar a correspondência alheia, mas ninguém faz ou tem medo que alguém faça... detalhes durante o dia vão mostrando como as coisas são mais desenvolvidas por aqui. Ser um país desenvolvido está além de ser um país rico. Está ligado a atitude das pessoas. E como já começaram a perceber por ai, a mudança de atitude está ligada a educação. É notório perceber que os que ainda não agem da maneira que deveriam são os que tiveram menos acesso a boa educação.

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Junk food!

A coisa é forte por aqui. No Brasil agente tem a visão de Junk Food relacionado ao Mc Donalds, mas por aqui a possibilidade de "comer bem" maior!
É impressionante quanta propaganda fazem as grandes redes: "Red Rooster", "KFC", "Hungry Jack's" e obviamente Mc Donalds. Enjoa de ver o tanto de inserção que eles fazem nos intervalos comerciais!
Sou capaz de dizer que por aqui eles tem mais intervalo comercial que no Brasil.
Red Rooster, que eu nunca tinha ouvido falar, é uma rede especializada em frango frito assim como o KFC (Kentucky Fry Chicken, muito famoso pelas bandas do Tio Sam). Hungry Jack's agente já conhece ai no Brasil como Burger King. O nome é diferente por aqui porque quando a rede chegou na terra do canguru alguém já era dono da marca. Dai tiveram que inventar outro nome. Mas o logo e tudo mais como o nome dos hamburgueres (obrigado professor Pasquale) são o mesmos. E claro o Mc Donalds com os seus famosos e já conhecidos Bic Macs, Mac Chicken, etc. Só que aqui não dá pra pedir pelo número. Pois é, eu também achei que essa coisa de número era no mundo todo. Mas além de não ver números do lado dos Mc's, nunca vi ninguém dizer o número ao pedir.
KFC patrocina a seleção de Cricket. Milhões de inserções na tv dos jogadores falando o tanto que gostam de comer KFC. Por essas e outras que é fácil de entender porque o consumo de junk food por aqui é tão grande. E é um dos grandes responsáveis por 49% dos Australianos estarem acima do peso.
Claro que já comi junk food, especialmente (KFC, Red Rooster) que eu não conhecia, só pra saber como é. Tudo a mesma porcaria!! Devo ter ido umas 3 vezes nesses 3 meses e meio que estou por aqui mesmo morando a uns 100 metros de um Mc Donalds. 3 vezes no Mc Donalds e 1 nos outros. Muita gente fala que o gosto do Bic Mac é igual no mundo todo. Pra mim aqui tem um gosto diferente.
Apesar de não ter a mesma comida do Brasil não vivo de fast food! Pode ser psicológico, mas toda vez que eu como um Big Mac (por exemplo) meu humor não é dos melhores no dia seguinte! Pode ser que não tenha nada a ver, mas é bom que assim eu uno o útil ao agradavél! :)
Por morar do lado do Mc Donalds, eu passo na frente pelo menos 2 vezes por dia. E não importa o horário, está sempre movimentado. Pela manha Mc Coffee! Eles abrem as 6h pra que as pessoas possam comprar seu café da manha e comer dentro do carro no estacionamento. Meio dia um belo almoço com o Mc Refeição, que é nada mais que o "Mc alguma coisa" com batata e refrigerante... nutritivo hein? :) A culpa deve ser do filme "Super Size me", não consigo ver um Bic Mac como eu via antes do filme! E isso ajuda não sentir vontade nenhuma de comer!
Enquanto isso vou me virando sem arroz e feijão. Aliás, arroz não é difícil achar, pois tem muito nos pratos asiáticos. Mas feijão realmente não existe. Já me disseram que é possível comer uma verdadeira feijoada num mercado não muito perto de onde moro... mas não sinto nenhum tipo de abstinência, mesmo estando bastante tempo sem comer. Mas vou deixar pra quando voltar pra comer churrasco ou feijão tropeiro.

Ah, Feliz Ano novo! ;)