terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Criacinhas Australianas

Uma coisa que tem me chamado atenção nos útlimos dias é a quantidade de propaganda alertando os pais para que prestem atenção aos filhos menores para diminuir o número de afogamentos dos pequenos nas piscinas de casa.
Parece ser algo crítico por aqui. Engraçado como alguns problemas refletem a boa situação de um país porque para se ter um problema desses, é necessário ter um número razoável de piscinas. A coisa é tão séria que tem curso pra ensinar os pequeninos a se virar em casos de emergência. Eles aprendem a flutuar até os pais perceberem que eles estão sumidos e chegarem na piscina. Os mais velhos 2-3 anos aprendem a nadar até a borda.
Assim como Leandro me disse, Austrália é um Brasil que deu certo. Ok! É o primeiro país que eu visito e por isso eu não sei como é um país europeu, por exemplo. Mas vejo algumas atitudes por aqui que parecem estar a frente do Brasil, mas não ainda tem espaço pra melhorar. Jogar lixo na rua por exemplo. Eles fazem isso por aqui. É bem menos que no Brasil, mas ainda falta algo pra deixar as ruas completamente limpas. A prefeitura fornece "latas de lixo" onde as pessoas poem o lixo para então deixarem na porta de casa pra que o caminhão do lixo recolha. No Brasil as pessoas amontoam o lixo na porta de casa, quando fazem isso. A grande diferença não é bem a "lata de lixo" (o que já seria uma senhora evolução), mas que existem 2 tipos de latas: uma pra lixos não recicláveis (resto de comida) e outras pra lixos recicláveis (papel, vidro).
Esse é um bom exemplo do porque eu imagino que a Austrália está no meio do caminho. O suiços ficam horroziados de como aqui só se separa lixo não reclicável dos recicláveis. Pra eles é muito normal separem papel, alumínio, vidro. Algo tão normal que eles nem param pra pensar do porque eles não fazem isso por aqui. Não fazem porque não faz parte da cultura. Assim como no Brasil.
Outro exemplo: chega a ser ofensivo quando você compra coisas no supermercado e não tem sua própria sacola pra carregar as coisas. Nas sacolas, não tem o logo do supermercado. Deve ser pra não machar o nome da loja por mostrar que estão contribuindo para que mais uma sacola de plastico vá parar no meio-ambiente. Eles vendem uma sacola, que você não joga fora e que você vai usar toda vez que voltar lá. Essa sim tem a propaganda do supermercado.
As casas não tem cercas ou muros, a caixa do correio fica num lugar onde qualquer pessoa poderia simplesmente pegar a correspondência alheia, mas ninguém faz ou tem medo que alguém faça... detalhes durante o dia vão mostrando como as coisas são mais desenvolvidas por aqui. Ser um país desenvolvido está além de ser um país rico. Está ligado a atitude das pessoas. E como já começaram a perceber por ai, a mudança de atitude está ligada a educação. É notório perceber que os que ainda não agem da maneira que deveriam são os que tiveram menos acesso a boa educação.

Nenhum comentário: