quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Vida na Australia X (Feriados)

Me admira como o Brasil sendo tão grande consegue ser tão "unido". Aqui cada estado tem sua lei. Tá bom, eu sei que o sistema é diferente, mas não tem com não estranhar. Não só as leis são diferentes, mas os feriados... é normal você pensar em feriados como aniversário da cidade ou do estado serem feriados diferentes do resto do país.
Vamos lá:
* Assim como no mundo - 1 Janeiro
* Australia day - 28 Janeiro
* Dia do trabalho - 3 de Março em WA, 10 de Março em Victoria, 5 de Maio em Queensland, 6 de Outubro nos outros.
* Segunda de páscoa é feriado em todos os estados, mas terça de pascoa é feriado apenas em Tasmania.
* Aniversário da rainha - 29 de Setembro em WA, 6 de Junho nos outros estados.
Como é que se comemora aniversário em dias diferentes? E não só diferentes mas em meses diferentes. Ou ela nasceu em 29 de Setembro ou em 6 de Junho. Nesse caso em particular eu não achei muito ruim pois em 6 de Junho, eu já estava aqui. Então se WA comemorasse com o resto do país eu não estaria aqui pra aproveitar!
Grande coisa!
:P

ps: A lista de feriados tem mais alguns feriados estranhos como o Dia do Picnic em North Territory, mas preferi colocar os que pra mim são os mais estranhos.
ps1: Ok, Dia do Picnic é estranho! :)

Fotos: Perth Royal Show - Tem um post em Setembro sobre esse evento.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Dormindo na rua IV

Tentei ligar de volta no telefone que ele deixou na caixa postal, mas ninguém atendia. Mais tarde ele me liga:
- Olá, sou o dono da casa! ( O interessante aqui é que eles não falam, dono da casa e sim dono da "unidade" (unit) que você está morando...)
- Foi você que comprou a casa?
- Não a casa é minha, a casa está alugada para a senhora que está lá...
Ufa! Menos mal, na verdade ele é quem está vendendo a casa!

...estou te ligando para te pedir as chaves da casa pois eu não consigo achar a copia que tinha. Preciso da copia para que possamos ter acesso ao novos compradores.
- Por mim tudo bem...

E assim foi. Ele passou lá tirou uma cópia. E foi quando eu vi que meu medo de dormir na rua era apenas alarme falso! Ele me disse que se a casa fosse vendida muito rápido, não seria em menos de um mês a partir daquela data o que seria tempo mais que suficiente pra mim pois meu visto tem menos que isso de vida! Preço: $500 mil doletas! Ele perguntou se eu tinha interesse em comprar!! Sem comentários...

Já recebi umas 3 ou 4 visitas! Quando digo recebi quero dizer que estiveram lá. Pois eu nunca estou quando estão mostrando a casa. A dona que está responsável por vender me liga avisando quando vai e eu dou um jeito de não estar lá quando isso acontece! Não que ela tenha pedido, eu que prefiro assim.

Se te chamou atenção a parte do "...meu visto tem menos que isso de vida!" deve estar se perguntando quando eu volto... cenas dos próximos capítulos! :)

Fotos: Algumas fotos tiradas pelo bairro (Bicton) que to ficando

ps: Se alguém tava tentando ver as fotos pelo link que está a direita da página (fotos da viagem) sinto informar que não estava funcionando direito. Espero que agora esteja tudo certo! :)

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Dormindo na rua III

Como alguém vende a casa longe de casa?! Onde ela vai morar se ela vender a casa antes de voltar?! As coisas aqui funcionam de maneira bem estranha. O mais estranho foi que a mulher no telefone falou que ela vai aparecer por aqui pra mostrar a casa para possíveis compradores. Não sei se tem algum problema comigo, mas eu acho bem estranho você mostrar a casa que você mora pra alguém sem o dono estar por perto. Especialmente se tem alguém morando por lá.
A dona da casa me liga 1 vez por semana pra saber como estão as coisas, se estou ligando o regador pra não deixar as plantas dela morrer.
Pra sua informação é claro que estou! Só tenho que ligar o regador por uns 20 min a cada 3 dias. Tranquilo!
Ela lembra de me lembrar de molhar as plantas, mas não lembra de me ligar pra falar que vou ficar sem teto talvez antes dela voltar...
No meio da aula meu telefone toca, eu desligo e quando vou ver alguém me deixou uma mensagem na caixa postal. "Olá Eduardo, eu sou o dono da casa que você está morando, me liga pra conversarmos..." Ótimo, venderam a casa em 1 dia! Ainda bem que dormir na rua nesse calor não vai ser problema!

continua...

Fotos: Fizeram uma especie de caça ao tesouro pros alunos! Agente tinha que encontrar respostas para as pistas. Quem conseguisse achar as respostas certas para todas as pistas em menos tempo vencia! Meu grupo venceu! :P

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Dormindo na rua II

No episódio anterior... Onde eu vou ficar durante 1 mês? Você pode estar pensando: "Vai na viagem com ela!". A coisa não é tão simples assim, ela vai viajar pela Nova Zelândia e alguns países da Asia. Tirando o óbvio fato de quanto isso custaria, tem o problemas dos visto para todos os lugares que ela vai. Não esqueça que sou Brasileiro e por aqui não é tão simples quanto parece ir de um país pro outro.
Eu não poderia ir com ela. Já estava completamente instalado. O que eu fiz? Nada! :)
Não precisou na verdade. Ela disse que não teria problema eu ficar na casa enquanto ela estivesse esse tempo todo que ela estivesse fora. Ufa! Escapei dessa... Na verdade será interessante, uma casa só pra mim. Nem vou precisar me esforçar para alugar uma casa e ver como seria morar sozinho. Estava tudo indo bem na minha de morar sozinho até que um dia eu recebo um telefonema.
"Olá, eu sou represetante do dono da casa. A casa vai ser vendida..."
Lá vamos nós dinovo... e a dona não volta em menos 15 dias.

continua...

Fotos: Bless of the Flee (a benção dos barcos)

domingo, 13 de janeiro de 2008

Dormindo na rua I

Pra quem não sabe, aqui na Austrália eu estou ficando desde o início no que eles chamam de "Homestay". A idéia é que algumas famílias (com filhos ou não, com animais ou não) interessadas em conviver com pessoas de outros países se disponibilizam para dar um lugar para essas almas solitárias de além mar. O que elas ganham com isso? Bom, não é de graça! No meu caso, custa $175 dolares semanais.
Não sei se já comentei aqui, mas por aqui tudo funciona semanalmente. Ainda não ouvi nada que seja pago por mês.

Tirando o dinheiro, a vantagem para família é o contato com uma cultura estrangeira. Normalmente os alunos tem menos de 30 anos, na verdade 90% tem menos de 25 anos, e assim eles tem contato com jovens estrangeiros. Para os alunos é uma oportunidade de melhorar o inglês e também a chance de ter alguém que pode ajudar com dicas valiosas sobre como as coisas funcionam por aqui. No final é uma troca interessante.
Ao contrário do que muita gente pensa, é razoavelmente diferente do intercambio. Pois normalmente, quando você mora com uma família em intercâmbio, você se disponibiliza para que alguém more com sua família no futuro.
No meu caso, eu estou morando com apenas uma senhora. Ela é professora e não tem filhos nem animais. E realmente as famílias que se oferecem por aqui são MUITO diferentes. Tem gente que fica em casa com piscina, viajam razoavelmente nos finais de semana. Outros tem experiências não muito boas com os filhos problemáticos. Outros tem contato com filhos bem legais!
Aqui não tem filhos, nem animais, nem piscina e nada de viagens no final de semana. No final eu não acho muito ruim pois a senhora dona da casa é bem traquila! Então prefiro pensar assim, antes tranquilo e talvez sem muita agitação do que muita amolação, certo? Por isso acho que pode-se dizer que estou satisfeito.
Mas o que isso tem a ver com o topic desse post? Como eu disse a senhora é professora e assim como no Brasil, agora temos as férias escolares e ela resolveu viajar. Saindo dia 17 e voltando dia 20. 17 de Dezembro de 2007 e 20 de Janeiro de 2008! Mais de 1 mês. Onde eu vou ficar durante esse tempo todo?

continua...

Fotos: Swan River fica a uns 30 minutos de onde eu moro andando!

ps: Vou tentar postar diariamente a partir de agora... vamos ver quanto tempo eu consigo... Fiquei esse tempo todo sem postar, pq estava sem conseguir conectar aqui na escola..